terça-feira, 18 de maio de 2010

Futebol, cultura, Brasil e África


Faltando pouco menos de um mês para um dos maiores evento esportivo mundial, a copa do mundo a pergunta do Café Filosófico foi: O futebol explica a África?
Para responder essa pergunta o evento que aconteceu dia 13 de maio contou com a presença do o comentarista de futebol e um dos grandes professores da Faculdade Cásper Líbero, Celso Unzelte.
Não é segredo para ninguém as semelhanças de alguns países da áfrica com o Brasil e no esporte mais praticado no mundo isso não poderia ser diferente. O gingado e o futebol arte estão presente em ambos os lugares. Mas para Unzelte essa não é a única coisa parecida: “A primeira questão é que a África é muito anterior ao futebol. Ela já é o que é há muito tempo, e é algo muito parecido com o Brasil”. Os africanos conhecem nosso país, infelizmente, também muito antes do futebol ser inventado pelos ingleses.
Apesar da convivência deles com o povo brasileiro no início ter sido forçada e não havia essa miscigenação que é o Brasil de hoje as duas culturas se encontraram, envolveram e se completaram.
É uma tristeza para a sociedade brasileira não reconhecer a sua raiz negra. No futebol não é muito diferente, por exemplo, o recente caso em que o jovem jogador do Santos, Neymar fez questão de afirmar que não era “negão” e por isso não sofreu muito preconceito, sem perceber que essa fala é preconceituosa.
Celso ainda expões que a Copa do Mundo ser realizada na África do Sul pode ser favorável para dizimar os resíduos do apartheid. Pois todo país cede acaba atraindo para si muita atenção da sociedade mundial e da mídia, mas ele acredita que a mídia ainda não soube como explora um tema mais social e acaba agregando muito valor para a parte do entretenimento.
A cultura também é muito rica, mas pouco explorada. Tanto pela mídia como pelos patrocinadores ou mesmo pelo público do evento. Unzelte afirma: “Daqui a trinta anos, quando a gente falar dessa Copa, vai vir à mente o som das vuvuzelas. Com todo o respeito, isso não tem na Copa da Alemanha”.
E para o Brasil há alguma vantagem dessa copa ser na África do Sul? Para Celso tem sim, “O Brasil vai jogar em casa. Acho que a última Copa em que havia tanta identificação com o país sede foi na Copa de 70, no México”.

Essa foi a discussão do último Café Filosófico. Até o próximo ainda terão muitas outras novidades no Blog.

Um abraço e nos vemos nos próximos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário